Faça sua própria caixa para cosméticos

Para fazer esta caixa para cosméticos (ou o que você quiser guardar) você também vai precisar de: Cola branca Cascorez, tinta acrílica fosca da cor que combine com o papel escolhido, verniz fixador fosco em spray, pincel, rolinho de espuma, régua de aço (não apareceu na foto), lixa 320 ou alguma fininha, estilete e enfeites de resina se quiser deixar a peça mais decorada.

Todos estes itens são facilmente encontrados em lojas de artesanato. Para esta caixinha usei aproximadamente 10 ml de tinta.

Para começar, pintei toda a peça a madeira por dentro. Uso um rolinho de espuma (2) e um pincel para os cantinhos e detalhe (3-4). A tinta já vem pronta para ser usada e é a base de água (mais fácil de limpar o pincel depois).

Depois pinto o fundo da peça. Só vamos pintar as áreas que não serão forradas com papel.

Depois disso uso um secador (5) de cabelo para secar toda a tinta. Tinta seca, lixo (6) a peça todinha que ficou um pouco áspera depois de absorver a tinta.

Tiro a poeira que ficou com ajuda de um paninho e aplico uma segunda demão de tinta (7). Uso mais uma vez o secador.

Com o mesmo rolinho já limpo ou um segundo rolinho de espuma (8), aplico cola na lateral da caixinha (9). Aplique em todos os cantinhos para o papel não descolar depois.

As tiras de papel da lateral já tinham sido cortadas no tamanho e agora colo faixa por faixa (10). Pressione o papel para ficar bem coladinho. Repita na outra lateral.

Para a lateral com a alça faço diferente. Passo cola da mesma forma (12), mas colo a caixinha direto no papel. Depois seco a cola com o secador e uso o estilete para recortar o excesso (13 – 14), inclusive nos cantinhos (15).

Muito cuidado ao usar estiletes, somente adultos devem utilizar esta ferramenta.

Corte o papel sobre uma base de vidro ou esta base de corte verde que estou usando e é própria para isso.

Depois que todo papel foi colado nas laterais é hora de dar o acabamento. Depois da cola estar bem seca, pegue uma lixa fininha e vá lixando todas as laterais do papel (16). A lixa também vai ajudar a “rasgar” cantos arredondados como o caso deste que mostrei acima (17).

Use a lixa de fora para dentro, de forma que o papel se una a caixa de madeira. O efeito rasgadinho é o que quero para esta peça.

Agora vamos deixar a caixinha sujinha com carinha de velha. Com um pedacinho de pano (destes de limpar a casa com textura) vou pintar a lateral do papel que é branquinha. Aplico um pouquinho de tinta (18), tiro o excesso (19) e “arrasto” o paninho pela lateral (20).

Para deixá-la manchadinha, aplico novamente a tinta, tiro bem o excesso e vou carimbando (21) o tecido onde quero e vou “sujando” a peça com a mesma cor que a pintei. Quem não quer este aspecto pode usar a tinta e o tecidinho para dar um acabamento mais limpinho e cuidadoso, mas acho que acaba perdendo a graça da coisa.

A peça está quase pronta, mas vou deixá-la mais bonitinha. Escolhi uma Flor de Liz de resina e pintei a pecinha com tinta branca. Passo a mesma cola no verso da florzinha (22) e colo na caixinha, por cima do papel (23).

Espero a cola secar e é hora do verniz. Aplico o verniz spray em formato de “Z” de forma constante e uniforme a 30 cm de distância da peça, por dentro e por fora. Escolha um local adequado pois o verniz se espalha e pode fazer uma bela sujeira.

 

Fonte: http://www.makeupatelier.com.br/2012/09/diy-caixa-para-cosmeticos/#ixzz4ZQhF5AAs