Alfinetes (PIN)

 

Alfinetes (pin) – os alfinetes são pequenas hastes metálicas pontiagudas utilizados na costura. Existem vários tipos e tamanhos. Para cada modelo, existe uma finalidade específica apropriada ao tipo de trabalho a ser desenvolvido.

Os alfinetes curtos (pequenos) com cabeça colorida são muito eficientes nas costuras à máquina, quando estamos colocando um zíper, fazendo bordados ou acabamentos.

Para os demais trabalhos no patchwork, utilizamos com mais frequência os longos, extra longos e alfinetes de segurança, pois prendem várias camadas de tecido e manta. Os modelos que possuem cabeças decorativas (flor) e coloridas auxiliam a visibilidade no momento da elaboração da peça.

Dica: procure adquirir os alfinetes de boa qualidade (curtos, longos ou extra longos), pois estes instrumentos possuem longa vida útil, as suas pontas são mais afiadas (não repuxam o fio do tecido), não enferrujam e não mancham as peças.

Alfinetes de Segurança “Pin-Baste” – são aqueles que utilizamos para prender o sanduíche de um acolchoado para que fique unido durante o seu quilting. Existem hoje, no mercado, alfinetes de segurança curvados, que facilitam o encaixe nas 3 camadas, de maneira mais rápida e eficiente.

Pincunshion ou Alfineteiro – são almofadas para manter os alfinetes organizados. Podem ser de tecido (com enchimento) ou de material magnético (imã). Existem infinitos modelos de alfineteiros. Gostaria de destacar o finger pincunshion – um pequenino alfineteiro de dedo (super fofo).

 

Fonte: http://www.ganhemaiscirculo.com.br/principais-materiais-utilizados-no-patchwork/